A 13ª Conferência Municipal de Saúde de Águas Lindas de Goiás foi realizada nesta quarta-feira (17/06), reunindo representantes do poder público, trabalhadores da saúde, entidades da sociedade civil e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir propostas e diretrizes voltadas ao fortalecimento da saúde pública no município.
Promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), a conferência teve como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, proporcionando um espaço de diálogo e participação popular para a construção de políticas públicas que atendam às necessidades da população.
A mesa de honra foi composta pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, André Ananias Ferreira; pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Peterson Saylon Vieira Lima; pela presidente da OAB Subseção Águas Lindas, Dra. Soraia Batista Silva de Castro; pela representante da Regional de Saúde do Entorno Sul, Samara Gois; pela representante dos trabalhadores da saúde, Kelly Soares; e pela representante dos usuários do SUS, Denise Andreza da Silva.
Durante a programação, foram realizadas palestras abordando temas fundamentais para o futuro do SUS, como democracia e soberania nacional, financiamento adequado da saúde pública, desafios relacionados às emergências climáticas e à justiça socioambiental, além de debates sobre modelos de atenção e gestão integrada dos territórios.
Os participantes também se dividiram em grupos de trabalho para debater e construir propostas que contribuam para o aprimoramento dos serviços de saúde oferecidos à população. Ao final do evento, as propostas foram apresentadas, debatidas e votadas em plenária, além da eleição dos delegados que representarão o município nas próximas etapas da conferência.
A gestão do prefeito Dr. Lucas Antonietti segue apoiando iniciativas que fortalecem a participação popular e ampliam o diálogo entre a sociedade e o poder público, reconhecendo a importância da construção coletiva de soluções para os desafios da saúde pública.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Peterson Lima, destacou a relevância do encontro para o planejamento das ações futuras da saúde municipal. “A conferência é um instrumento democrático fundamental para ouvir a população, os profissionais e os diversos segmentos que compõem o SUS. As propostas construídas aqui servirão como importantes diretrizes para o fortalecimento da saúde em nosso município”, afirmou.
A conferência reforçou o compromisso de Águas Lindas de Goiás com uma saúde pública mais participativa, eficiente e alinhada às necessidades da população, fortalecendo os princípios do Sistema Único de Saúde e a construção de políticas públicas cada vez mais efetivas.
Fique por dentro das ações e projetos!
Siga a Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás nas redes sociais:
Fonte: ASCOM
Prefeitura Municipal
Secretaria de Administração – CPD
Laécio Lucas



