‘remada viking’ invade praia do Leme e mistura tambor nórdico da Noruega com samba


A viral “remada viking” da torcida norueguesa na Copa do Mundo invadiu até a orla carioca. Nesta sexta-feira, um “barco nórdico” foi formado na praia do Leme para gritar “ro” (remada em português) antes do confronto entre Noruega e França no Mundial. O evento foi organizado pelo Consulado da Noruega no Rio de Janeiro e reuniu dezenas de noruegueses que vivem na cidade.

Além de celebrar os antigos guerreiros e navegadores escandinavos, a iniciativa se propôs a mesclar as culturas brasileira e norueguesa. Para isso, o tambor nórdico que chama o grito para a remada se misturou com sambas embalados pela escola de samba Unidos da Tijuca.

Ernesto Magalhães acredita que o melhor da Copa do Mundo é a mistura cultural que o evento proporciona. O escritor participa da “remada viking” coletiva vestindo a camisa – ou camisas – desse pensamento. Ele está com um boné do Brasil, uma blusa da Noruega e outra do México, e essa aglutinação é cercada de significado.

— Eu tenho uma amiga que trabalha no Consulado da Noruega, que me chamou para o evento, e eu quis prestigiá-la, por isso a blusa da Noruega mesmo sendo mineiro e vivendo no Rio. Eu ainda estou com outra blusa debaixo, do México, porque morei lá e tenho um carinho enorme por aquele país, que também joga hoje — disse Magalhães.



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

- Advertisement -spot_img