Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, novo cidadão goiano, foi um dos homenageados por Vivian Naves e Bruno Peixoto


O presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), e a colega Vivian Naves (Republicanos) promoveram sessão solene extraordinária para a entrega do Título de Cidadania Goiana ao ministro ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, e da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira à presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Maria do Carmo Cardoso. A senhora Luziana do Vale Campos Soares da Fonseca também foi agraciada com a comenda na manhã desta sexta-feira, 26.

Além dos parlamentares e dos homenageados, compuseram a mesa: o governador do Estado, Daniel Vilela (MBD); o desembargador  Wilson da Silva Dias, representante do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás; e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB). Magistrados prestigiaram o evento: desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Marcelo Velasco Nascimento Albernaz, juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães – representante da presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Elizabeth Maria da Silva – além da jurista e ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, Laurita Vaz. Também marcaram presença a procuradora-geral da Assembleia Legislativa, Andreya da Silva Matos Moura; o advogado Dyogo Crosara;. e a senhora Milena Coelho Jorge Albernaz. 

 Anfitriã

A primeira a se pronunciar foi a deputada Vivian Naves, que ressaltou que a concessão do Título de Cidadania Goiana ao ministro Reynaldo Soares da Fonseca representa o reconhecimento do povo goiano a uma trajetória de dedicação à Justiça: compromisso com a Constituição Federal e defesa dos direitos fundamentais.

Segundo a parlamentar, a atuação do ministro inspira respeito e evidencia o valor do serviço público exercido com competência, equilíbrio e sensibilidade. Naves afirmou, ainda, que a homenagem reforça os laços de respeito e estima entre Goiás e o magistrado, em agradecimento pela sua contribuição para o fortalecimento das instituições e para a promoção da dignidade humana e da cidadania.

Novo cidadão goiano

O ministro do Superior Tribunal de Justiça Reynaldo Soares da Fonseca agradeceu a homenagem recebida da Casa e externou a emoção de se tornar cidadão goiano, reconhecimento que ele considera um vínculo profundo com o Estado e com sua história pessoal e profissional. “Recebo este título com humildade e com imensa gratidão ao povo goiano.”

Em sua fala, o ministro ressaltou a importância da Justiça como instrumento de cidadania e proximidade com a sociedade. Lembrou que sua trajetória sempre foi guiada pelo compromisso com a dignidade da pessoa humana. “A Justiça só se completa quando alcança a vida das pessoas” e “servir é a essência da magistratura e da função pública”.

O homenageado também citou a poeta goiana Cora Coralina, com relevo para a força simbólica de sua obra e para a identidade de Goiás. “Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”, citou a poetisa que pra ele representa resistência, sensibilidade e esperança.

Ao finalizar, o magistrado reafirmou sua gratidão e compromisso com o Estado e com o país, dizendo que leva consigo a honra de ser goiano a partir daquele momento. Ele arrematou: “Goiás, agora, faz parte da minha história de forma definitiva. Que possamos continuar construindo uma Justiça mais humana, acessível e comprometida com o bem comum. Que possamos todos continuar removendo pedras e plantando flores: flores da Justiça, da esperança e da fraternidade”.

Honra

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Maria do Carmo Cardoso,  que também subiu à tribuna, falou da supresa e do carinho em receber a Medalha Pedro Ludovico Texeira e do seu carinho por Goiás. Relembrou sua atuação como corregedora, quando acompanhou de perto a situação das seções judiciárias do Estado.

Cardoso afirmou que algumas unidades ainda necessitam de melhores condições de instalação e de estrutura. Ela manifestou o compromisso de buscar soluções institucionais para essas demandas, em diálogo com autoridades locais, incluindo o governador, o prefeito e o presidente da Assembleia Legislativa, para garantir mais dignidade à Justiça Federal no Estado.

Contribuição

O governador Daniel Vilela contou que sua presença na solenidade, em meio a uma agenda intensa de compromissos institucionais, demonstra o esforço para participar da homenagem ao ministro Reynaldo Soares da Fonseca. Vilela agradeceu a atuação do ministro e sublinhou o reconhecimento do povo goiano pela sua contribuição no Superior Tribunal de Justiça, especialmente pela atenção dedicada a temas de grande relevância para o Estado.

O governador reforçou a importância da Segurança Pública em Goiás, mencionando os avanços na área e ações recentes do Governo, como o fortalecimento das forças de segurança e a inauguração de uma nova estrutura de patrulhamento aéreo em Luziânia, com a aquisição de helicópteros para reforço operacional na região do Entorno do Distrito Federal. Ao encerrar, reafirmou a gratidão de Goiás e o acolhimento ao ministro como cidadão goiano.

Trajetória

Na sequência, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, relembrou sua trajetória política iniciada na Assembleia Legislativa, onde exerceu o mandato de deputado estadual em 1990, e ressaltou a importância da articulação política vivenciada na Casa. Durante o pronunciamento, cumprimentou o presidente Alego, Bruno Peixoto, elogiando sua atuação à frente do Parlamento e afirmando que ele terá sucesso em sua futura atuação em Brasília. Mabel também  exaltou o trabalho do governador Daniel Vilela e disse confiar na continuidade e no fortalecimento da gestão estadual. Acrescentou que a capital goiana sempre estará de portas abertas para recebe-lo.

Em seguida, o desembargador  Wilson da Silva Dias, representante do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, também deu as boas-vindas ao ministro como novo cidadão goiano e enalteceu Goiânia como uma cidade acolhedora e cada vez melhor.

Silva Dias também apontou a “sólida trajetória” do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, marcada pela aprovação em diversos concursos públicos, pela atuação na magistratura e pela produção acadêmica. Ressaltou, ainda que, antes de ingressar na magistratura, o ministro foi servidor do Poder Judiciário do Estado do Maranhão e assessor do Ministério Público, além de observar que sua história demonstra que o sucesso é construído por meio do trabalho, da dedicação e do espírito de servir.

 

 



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

- Advertisement -spot_img