Deputado Mauro Rubem pleiteia proteção e incentivo à prática de capoeira


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) analisará o projeto de lei nº 548/25, de autoria do deputado Mauro Rubem (PT), cujo objetivo é incentivar a capoeira em Goiás. A matéria foi protocolada e encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuída para análise e relatoria.

A matéria reconhece a capoeira como atividade educativa, cultural e desportiva, com modalidades e estilos próprios. Além disso, o legislador anota que a prática possui elementos históricos e culturais afro-brasileiros e ressalta que sua preservação é fundamental. Por fim, o projeto apresenta como objetivos incentivar a inclusão da capoeira no currículo escolar, realizar eventos de rodas de capoeira, oficinas, seminários e cursos sobre a prática e apoiar os mestres tradicionais da capoeira.

Na justificativa do projeto, o parlamentar apontou que o Estado da Bahia, por intermédio da Lei Estadual nº n° 14.341/2021, criou uma estrutura de apoio e incentivo à prática da capoeira. “Ao reconhecer a capoeira como atividade educativa e cultural, a legislação proposta valoriza os mestres tradicionais, promove a inclusão da capoeira no currículo escolar, e fomenta a prática dessa arte marcial em diversas esferas, desde a educação até o turismo cultural. Além disso, permitirá que mestres e praticantes tenham acesso a condições dignas de ensino e prática”, destacou Rubem.



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

Eliminatórias: Espanha, Suíça e Áustria batem na trave e postergam conquistas de vagas na Copa do Mundo

Nenhuma das quatro seleções europeias que poderiam garantir...

Circuito de Jiu-Jitsu chega à Igreja da Penha neste domingo

Neste domingo, a Basílica Santuário de...

Brasil domina Senegal e vence por 2 a 0 com boa atuação coletiva

Os dois gols, porém, não são...
- Advertisement -spot_img