A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) analisará o projeto de lei nº 548/25, de autoria do deputado Mauro Rubem (PT), cujo objetivo é incentivar a capoeira em Goiás. A matéria foi protocolada e encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuída para análise e relatoria.
A matéria reconhece a capoeira como atividade educativa, cultural e desportiva, com modalidades e estilos próprios. Além disso, o legislador anota que a prática possui elementos históricos e culturais afro-brasileiros e ressalta que sua preservação é fundamental. Por fim, o projeto apresenta como objetivos incentivar a inclusão da capoeira no currículo escolar, realizar eventos de rodas de capoeira, oficinas, seminários e cursos sobre a prática e apoiar os mestres tradicionais da capoeira.
Na justificativa do projeto, o parlamentar apontou que o Estado da Bahia, por intermédio da Lei Estadual nº n° 14.341/2021, criou uma estrutura de apoio e incentivo à prática da capoeira. “Ao reconhecer a capoeira como atividade educativa e cultural, a legislação proposta valoriza os mestres tradicionais, promove a inclusão da capoeira no currículo escolar, e fomenta a prática dessa arte marcial em diversas esferas, desde a educação até o turismo cultural. Além disso, permitirá que mestres e praticantes tenham acesso a condições dignas de ensino e prática”, destacou Rubem.