argentinos viajam 17 mil km de bicicleta para acompanhar Messi nos EUA


Movidos pela paixão pelo futebol e pela seleção argentina, três ciclistas percorreram cerca de 17 mil quilômetros, atravessando 17 países em quase 10 meses para chegar aos Estados Unidos. O objetivo era um só: acompanhar a equipe de Lionel Messi na busca pelo tetra Mundial e um bicampeonato seguido inédito — que apenas Uruguai, Itália e Brasil possuem no currículo.

A aventura começou em 16 de agosto do ano passado, na cidade argentina de Gualeguaychú, próxima à fronteira com o Uruguai. Vicente Conculini, de 29 anos, Miguel Silio, de 56, e Yomandu Martínez, de 49, partiram levando roupas para diferentes estações do ano e determinados a cruzar o continente sobre duas rodas.

Em entrevista ao New York Post, Conculini disse que a ideia surgiu de Miguel Silio, veterano em expedições semelhantes. Antes desta viagem, ele já havia pedalado de Madri até a Rússia para a Copa do Mundo de 2018 e, posteriormente, de Madri ao Catar para o Mundial de 2022.

— Essa foi a terceira Copa do Mundo que ele decidiu acompanhar de bicicleta. A ideia veio desse louco — brincou Conculini.

Após oito meses e meio de estrada, o trio cruzou a fronteira dos Estados Unidos por Laredo, no Texas, em 1º de maio. A rota incluiu passagens por diversos países da América do Sul, Central e do Norte, além de desafios físicos e situações de risco.

Na Bolívia, os ciclistas enfrentaram problemas provocados pela altitude. Já no oeste do Paraguai, passaram 24 horas sem acesso à água potável. Foi nesse momento que Conculini chegou a questionar se deveria continuar a viagem.

— No dia seguinte, houve um único momento em que me perguntei o que estava fazendo ali. Acho que aquele foi o pior dia da viagem — relembrou.

Outro episódio marcante aconteceu na Colômbia. Enquanto jantavam em um restaurante, moradores locais recomendaram que permanecessem na cidade durante a noite após a explosão de um caminhão carregado com explosivos a cerca de 20 quilômetros dali.

Apesar das dificuldades, Conculini destaca que a experiência foi enriquecida pelos lugares visitados e pelas pessoas encontradas ao longo do caminho, especialmente na Colômbia, Costa Rica e México. Toda a jornada foi registrada nas redes sociais por meio do perfil @enbiciandoalmundo.

Ao chegarem aos Estados Unidos, os viajantes fizeram uma parada especial em San Antonio, no Texas. Lá, foram recebidos pelo ex-jogador argentino de basquete Manu Ginóbili, ídolo da NBA e lenda do San Antonio Spurs, durante uma partida das semifinais da Conferência Oeste.

O destino final foi Kansas City, no Missouri, onde a seleção argentina realiza sua preparação. Para Conculini, a chegada, no início deste mês, simbolizou a conclusão de um capítulo extraordinário.

— Chegar aqui representa a realização de algo enorme. Foram nove meses e meio de viagem por 17 países. O melhor momento não é porque a jornada está terminando, mas porque conseguimos cumprir o objetivo — afirmou.

A missão, no entanto, ainda não estava completa. O trio enfrentou dificuldades para conseguir ingressos para os jogos da Argentina, disputados por torcedores de várias nacionalidades atraídos pela presença de Lionel Messi e pelo bom momento da equipe.

A sorte mudou durante a participação na Kansas City Unity Cup, torneio de futebol amador realizado em Olathe, no Kansas. Além de serem homenageados pela façanha, os ciclistas receberam ingressos para a estreia da Argentina contra a Argélia.

Mesmo assim, acompanhar todos os jogos da seleção continua sendo um desafio financeiro.

— Eu gostaria de seguir a Argentina pelo maior número possível de partidas. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance, mas os ingressos são muito caros — disse Conculini.

Agora, os três argentinos mantêm a esperança de assistir aos próximos compromissos da equipe no Texas, no estádio de Dallas, e seguir acompanhando Messi e seus companheiros nas fases decisivas da competição, com o sonho de chegar até a grande final, em Nova Jersey.

Para eles, independentemente do resultado dentro de campo, a maior vitória já foi conquistada muito antes do apito inicial.

Após a chegada, o trio ainda conheceu parte da delegação argentina, incluindo o técnico Lionel Scaloni. Eles compartilharam fotos do encontro nas redes sociais.



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

AVANTE-DF acelera articulação política sob comando de Gim Argello para 2026

Partido reúne pré-candidatos à Câmara dos Deputados e aposta...

‘Sua alegria fará muita falta’

"Hoje o céu recebe a mais...
- Advertisement -spot_img