Vetos do Poder Executivo são encaminhados para análise da CCJ


O Poder Executivo estadual encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) três vetos referentes a projetos de lei de iniciativa parlamentar, dos quais dois são vetos integrais e um veto parcial. As matérias foram protocoladas sob os números 26900/24, 26904/24 e 27104/24. Os textos foram lidos em Plenário e encaminhados à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Vetos integrais

O primeiro veto integral encaminhado pelo governador Ronaldo Caiado, processo nº 26900/24, ocorre sobre o projeto de lei nº 3797/20, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que tinha por objetivo instituir a Política Estadual de Apoio ao Servidor Público com Deficiência.

Para justificar a decisão, Caiado apontou o parecer da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que destaca a existência de portaria que abrange o tema central do projeto de lei e garante e a assistência à saúde das pessoas com deficiência, independentemente de sua condição laboral ou vinculo empregatício. “Como a proposta legislativa apresenta disposições idênticas, sem inovações ou complementos, não se verificam nela conveniência e oportunidade. Além disso, em caso de aprovação, poderia haver sobrecarga normativa e aumento da complexidade administrativa, o que dificultaria a aplicação e a fiscalização das normas existentes”, ressalta a pasta.

O segundo veto integral incide sobre o projeto de lei nº 7399/24, de autoria do deputado André do Premium (Avante), cujo objetivo era instituir o Dia Estadual da Mãe Atípica, a ser realizado anualmente em 30 de novembro. Protocolado sob o nº  26904/24, o veto integral decorre de recomendação da Secretaria de Saude de Goiás(SES). Segundo a pasta, o Estado já possui legislação que institui a Política Estadual de Proteção e Atenção as Mães Atípicas e a Semana Estadual das Mães Atípicas. “Nela, estabeleceram-se as diretrizes e os objetivos da referenciada política estadual, bem como fixou-se que a Semana Estadual das Mães Atípicas a ser realizada, anualmente, na terceira semana do mês de setembro. Assim, o teor do projeto, ao pretender instituir o Dia Estadual das Mães Atípicas, a ser comemorado anualmente em 30 de novembro, não se harmoniza com o marco temporal já fixado”, aponta o despacho da SES.

Veto parcial

De autoria do deputado Amauri Ribeiro (UB), o projeto de lei nº 19023/24 foi vetado parcialmente pelo governador Ronaldo Caiado, por intermédio do processo nº 27104/24. O projeto apresentado pelo parlamentar tinha por objetivo e alterar a Lei n° 18.673, de 21 de novembro de 2014, que dispõe sobre os serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros no Estado de Goiás. O veto ocorre especificamente na nova redação proposta para o inciso II do caput do art. 34.

Na justificativa, a Secretaria de Estado da Economia observou que a legislação vigente exige que os veículos do transporte regular, do transporte de fretamento ou do transporte de característica vinculada sejam licenciados e registrados em nome da concessionária, da permissionária, da empresa ou da instituição pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Go). A nova redação proposta permitiria que esses veículos fossem da propriedade da prestadora de serviço ou a ela vinculados por outras modalidades contratuais, como leasing, locação ou arrendamento, e licenciados pelo Detran de qualquer unidade da Federação. Assim, a pasta destacou que a dispensa da obrigatoriedade de licenciamento dos veículso referidos, exclusivamente em Goiás, com a permissão do registro em outros estados, contraria o caput do art. 120 da Lei federal n° 9.503 (Código de Transito Brasileiro).

As matérias serão encaminhadas à CCJ, onde serão distribuídas para análise e relatoria por algum parlamentar do colegiado.

 

 



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

Malu Valle faz homenagem ao seu 'grande amor', ator de 'A viagem' que morreu aos 56 anos

Flávio Antônio saiu definitivamente de cena em julho...

Filho de Tiee brilha no MMA amador e já projeta estreia no profissional

Pedro “Patuk” Oliveira, 21 anos de...

Semana do Empreendedorismo Feminino ensina gestão financeira, marketing e liderança

Semana do Empreendedorismo Feminino ensina gestão financeira,...

Turna recebe uma visita inesperada e se assusta

Gonul confessa para Arif que Zeynep...
- Advertisement -spot_img