Imagine que depois de anos de estudo, dedicação e trabalho, alguém dissesse que você só chegou até ali por sorte. Para muitas pessoas, essa voz não vem de fora, mas delas próprias. O padrão foi observado pelas psicólogas Pauline Clance e Suzanne Imes, que desenvolveram, em 1978, o conceito da “síndrome do impostor”. Segundo Beatriz Oliveira, psicóloga e mestre em Psicologia Institucional, os participantes da pesquisa tinham trajetórias de sucesso, mas conviviam com a sensação de não merecer o lugar que ocupavam.



