GOProjeto sobre fundos estaduais e investimentos em áreas prioritárias está em via...

Projeto sobre fundos estaduais e investimentos em áreas prioritárias está em via de votação


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) está em fase final de votação do projeto de lei nº 26773/24, de autoria do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que propõe alterações na legislação dos fundos estaduais. A proposta inclui, como fonte de receita para diversos fundos, os recursos oriundos da devolução de duodécimos pela própria Alego, em uma iniciativa que busca ampliar os serviços oferecidos à população goiana e fortalecer a gestão pública.

Conforme o teor do projeto, serão alterados os seguintes dispositivos legais:

  • Fundo Estadual de Saúde (FES): o art. 2º da Lei nº 17.797, de 19 de setembro de 2012, passará a prever como receita os recursos devolvidos pela Alego.
  • Fundo Estadual de Segurança Pública (Funesp): o art. 4º da Lei nº 14.750, de 22 de abril de 2004, será alterado para incluir a devolução do duodécimo como fonte de financiamento.
  • Fundo Penitenciário Estadual (Funpes): o art. 3º da Lei nº 16.536, de 12 de maio de 2009, também passará a contar com a mesma previsão.
  • Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Corpo de Bombeiros Militar (Funebom): a redação do art. 3º da Lei nº 17.480, de 8 de dezembro de 2011, será modificada para contemplar os recursos devolvidos.
  • Fundo de Reaparelhamento e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (FREAP/PM): o art. 3º da Lei nº 18.282, de 20 de dezembro de 2013, também receberá a mesma alteração.

Segundo a justificativa apresentada por Adailton, a iniciativa tem como objetivo principal reforçar as dotações orçamentárias desses fundos, que desempenham papel essencial nas áreas de saúde e segurança pública do Estado. “Com mais recursos, os fundos poderão aprimorar suas ações e ampliar a capacidade de atendimento às crescentes demandas da população goiana, sobretudo em tempos de restrição fiscal e necessidade de otimização dos recursos públicos”, afirmou o parlamentar.

O projeto de lei também destaca a responsabilidade fiscal da Assembleia Legislativa, evidenciando o compromisso do Poder Legislativo em reinvestir os recursos economizados de forma eficiente e transparente, promovendo a cooperação entre os poderes Legislativo e Executivo para o fortalecimento das políticas públicas estaduais.

Além de proporcionar maior eficiência no uso do dinheiro público, a medida visa potencializar os impactos positivos dos recursos aplicados, promovendo soluções eficazes para as demandas da sociedade. A proposta está prevista para ser apreciada durante as reuniões da convocação extraordinária nesta semana.



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

Paula Belmonte e Arquidiocese de Brasília unem forças em apoio às mulheres

Deputada distrital apresenta ao Cardeal Dom Paulo Cezar o...

Arrasta-pé do Pepa reúne milhares de pessoas em Planaltina e reforça tradição cultural e união comunitária

Evento realizado neste sábado (12) valorizou artistas, reuniu lideranças...

Cofen vai inaugurar nova sede com a grandeza da Enfermagem em Brasília

Cerimônia de inauguração do Edifício Enfermeira Anna Nery será...

PDT recebe dois reforços de peso: Roberto Requião e Requião Filho se filiam ao partido

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) ganha dois importantes reforços...

Quando o respeito fala mais alto que a ideologia

Em tempos de polarização extrema, a cena registrada nesta...

Senadora Leila do Vôlei encerra mandato como líder da Bancada Feminina com avanços e alta produção legislativa

A senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) encerrou, nesta terça-feira...

Senadora Leila do Vôlei encerra mandato como líder da Bancada Feminina com avanços e alta produção legislativa

A senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) encerrou, nesta terça-feira...

Cadastro Mais Protetor será lançado no DF para mapear quem cuida de cães e gatos

Programa criado a partir de solicitação do deputado Daniel...
- Advertisement -spot_img