Em sessão solene na noite dessa quinta-feira, 25, no Plenário Iris Rezende Machado, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou, com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, profissionais, integrantes de forças de segurança, políticos e gestores municipais de diversas áreas. Na solenidade, realizada por iniciativa da deputada Vivian Naves (Republicanos), foi entregue, ainda, o Título de Cidadania Goiana ao artista plástico Américo Batista de Souza Neto Filho, o Américo Poteiro.
A mesa diretiva foi presidida por Vivian Naves, que teve ao seu lado o prefeito e a primeira-dama de Nerópolis, Luiz Alberto Franco Araujo (Republicanos) e Denise Farah; o prefeito e a primeira-dama de Uruaçu, Azarias Machadinho Neto (MDB) e Márcia Pedrosa Machado, que também é secretária de Promoção Social do município; o presidente da Câmara Municipal de Porangatu, vereador Rafael Churuman (Republicanos); a primeira-dama e secretária de Promoção social de Santa Helena de Goiás, Carolina Goularte Miranda Parreira; e a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social de Estrela do Norte, Eliane Correia da Silva.
Carolina Parreira exaltou a grande emoção com que recebia a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, uma homenagem que leva o nome de um homem que marcou a história de Goiás e simboliza compromisso, trabalho e dedicação ao povo goiano. “Quero agradecer de forma muito especial à deputada Vívian Naves pela confiança e pelo reconhecimento ao nosso trabalho.”
Transformando vidas
A primeira-dama ainda dedicou a homenagem à sua equipe na secretaria, que segundo ela, acredita, trabalha e se dedica todos os dias para transformar vidas. “Vocês são a força que faz cada projeto acontecer, cada atendimento ser realizado com carinho e cada desafio ser superado. Muito obrigado pelo compromisso, pela dedicação e pelo amor com que vocês cuidam dessas pessoas. Essa medalha também é de vocês.”
Ao fazer uso da palavra, Rafael Churuman relembrou a figura que dá nome à medalha, ressaltando que ele não apenas construiu Goiânia, como descentralizou a capital e a levou para o interior. “E é isso que nós estamos fazendo hoje, reconhecendo o trabalho de homens e mulheres que estão distantes da capital, mas que estão trabalhando, fazendo o novo amanhecer, e é isso que nós estamos deixando de legado nas nossas cidades.”
O prefeito de Nerópolis agradeceu as honrarias ofertadas pela deputada, afirmando que é um reconhecimento ao papel, à importância e o significado que cada homenageado tem no seu lugar, na sua cidade, no seu trabalho. Ele destacou o trabalho realizado por Vivian Naves, que segundo ele, vai muito além do reconhecimento feito em solenidades. “Parabéns à nossa deputada Vivian Alves, não só por essa iniciativa, mas também pelo seu trabalho legislativo, pelo que ela representa para as mulheres, para o que ela representa para o nosso estado de Goiás.”
Significado especial
Ao falar aos presentes, Vivian Naves afirmou que a solenidade guardava um significado especial, por reunir homens e mulheres que atuam em diferentes áreas, mas que compartilham o mesmo propósito de servir as pessoas. “São representantes políticos, gestores públicos, primeiras-damas, profissionais da segurança pública, lideranças do setor produtivo e personalidades que fazem a diferença na vida de milhares goianos todos os dias.”
A deputada pontuou que, ao longo da sua trajetória pública, aprendeu que nenhuma transformação acontece sozinha e que as grandes mudanças não são construídas apenas por governos ou instituições, mas por pessoas.
A parlamentar sublinhou que faria um reconhecimento especial às primeiras-damas homenageadas. Segundo Naves, por já ter exercido a função por oito anos em Anápolis, sabe que, muito mais que um título, ser primeira-dama é estar perto das pessoas. “É ouvir as necessidades da população, é acolher famílias, é acompanhar de perto situações difíceis e ajudar a construir soluções. Foi uma experiência que me ensinou que a política pública só faz sentido quando chega na ponta, quando alcança quem realmente precisa.”
Em seguida, a deputada entregou o Título de Cidadão Goiano ao artista plástico Américo Poteiro, que em uma fala breve, agradeceu a homenagem. “Venho agradecer à deputada Vivian Naves, ao povo goiano e ao povo do Brasil, e também agradecer o público que está aqui. Muito obrigado.”
Na sequência, Márcia Pedrosa Machado recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e discursou em nome dos homenageados. Ele disse que a comenda recebida pertencia também à família, que sempre a apoiou, aos amigos que caminham ao lado dela e a todas as pessoas que acreditam no serviço público como instrumento de transformação da vida das pessoas.
“Levar o nome Pedro Ludovico Teixeira, um dos maiores responsáveis pela modernização e desenvolvimento de Goiás, torna esta homenagem ainda mais especial. Seu legado nos inspira a trabalhar com coragem, visão e compromisso com o futuro do nosso país e do nosso estado”, afirmou a primeira-dama de Uruaçu.
A solenidade seguiu com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira aos demais homenageados.



