Ministro do STF ordena que Kleber Cabral preste esclarecimentos sobre declarações e nota oficial que questionaram ação da PF.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal intime o presidente da Unafisco Nacional, Kleber Cabral, para prestar esclarecimentos sobre declarações feitas à imprensa e nota oficial divulgada pela entidade na quarta-feira (18/02/2026). A medida foi tomada após críticas à operação autorizada pelo STF para apurar suposto vazamento de dados fiscais de ministros da Corte e familiares.
Em entrevista à CNN Brasil, Cabral afirmou não ver indícios de que o auditor investigado tenha promovido vazamento de informações. Em outras declarações, disse que haveria maior temor entre servidores da Receita Federal em investigar integrantes da facção criminosa PCC do que autoridades ligadas ao Supremo.
Na nota pública, a Unafisco manifestou preocupação com as medidas adotadas, defendendo observância do devido processo legal, presunção de inocência e proporcionalidade. A entidade recordou episódio de 2019, quando dois auditores-fiscais foram afastados no âmbito do Inquérito das Fake News por suposto vazamento de informações fiscais de parentes de ministros do STF. Posteriormente, a acusação mostrou-se sem lastro probatório, e os servidores foram reintegrados.
O documento acrescenta: “Os Auditores-Fiscais da Receita Federal não podem, mais uma vez, ser transformados em bodes expiatórios em meio a crises institucionais ou disputas que não lhes dizem respeito. A instrumentalização de servidores públicos para deslocar o foco do debate público compromete a credibilidade das instituições e enfraquece o Estado de Direito”.
A operação da PF cumpriu mandados de busca e apreensão e instituiu medidas cautelares, como tornozeleira eletrônica e afastamento de funções públicas, contra servidores da Receita Federal e do Serpro. As investigações ocorrem no âmbito do Inquérito das Fake News, sob relatoria de Moraes.
Quer ficar por dentro do que está acontecendo?
Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas: https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj
Acompanhe também os Portais Associados no Instagram: https://www.instagram.com/bsb.times/ https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/ https://www.instagram.com/eixocapitaldf/ https://www.instagram.com/bsbem.dia/
#AlexandreMoraes #UnafiscoNacional #KleberCabral #VazamentoDados #ReceitaFederal #InqueritoFakeNews #SigiloFiscal #PoliciaFederal #STF #LiberdadeSindical #df #distritofederal #brasilia #metrópoles #bsbtimes #oxadrezdapolitica #brasiliaeumovo #portaisassociados #jornalistaheliorosa







