Do outro lado do debate, a deputada Dani Balbi (PCdoB), primeira mulher trans eleita para a Assembleia Legislativa do Rio, criticou duramente o projeto e apontou inconstitucionalidade na proposta. Após o veto, ela celebrou a decisão afirmando: “Essa é uma vitória de todas as pessoas que têm o seu direito à autodeterminação reconhecido, especialmente das pessoas trans e não binárias. É uma vitória da democracia, da convivência harmoniosa e do reconhecimento das diferentes identidades. O veto reafirma que inclusão não se constrói pela segregação, mas pelo respeito à dignidade de cada pessoa”.



