Fórum de Mudanças Climáticas | Portal da Alego


A Assembleia Legislativa de Goiás recebeu nesta quinta-feira, 12, reunião do Fórum Goiano de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. O evento aconteceu no Auditório Francisco Gedda e contou com a presença da deputada Rosângela Rezende (Agir), além da gerente de Mudanças Climáticas da Secretária de Estado de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável (Semad), Natália Brito,  do subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da Semad, José Bento Rocha, do servidor da Semad, Heitor Naves, e vários especialistas na área.

O  subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da Semad, José Bento Rocha abriu o evento e defendeu a construção coletiva de soluções para enfrentar os desafios ambientais. Ao destacar a importância da integração entre diferentes segmentos, Bento ressaltou que a proteção ambiental envolve desde povos e comunidades tradicionais até o setor industrial. “A gente entende povos e comunidades tradicionais como uma barreira de proteção do meio ambiente onde eles vivem”, afirmou.  

O subsecretário ponderou que o avanço tecnológico é inevitável e necessário. “Não é culpa da indústria em si. É o mercado, é a forma de vida. Todo mundo quer um carro, todo mundo quer um celular. A tecnologia às vezes nos ajuda, às vezes nos atrapalha um pouquinho, mas ela é necessária”, disse.

Segundo Bento, os Foruns de debate são fundamentais para alinhar entendimentos e construir uma linguagem comum entre os diferentes setores. “Às vezes a gente leva um ano para começar a falar a mesma língua. Pensamos nas mesmas coisas, mas usamos linguagens diferentes. O objetivo da Semad é promover essa convergência o que a gente quer pontuar hoje, como Semad e representando a secretária, é chamá-los para irmos juntos nessa discussão”.

O subsecretário também relembrou os desafios enfrentados pela pasta nos últimos anos, especialmente na área de mudanças climáticas e destacou que, em 2019, o cenário institucional ainda era limitado. “A gente não conseguia falar de mudanças climáticas primeiro porque a secretaria não estava preparada”, afirmou. Segundo ele, houve uma transformação cultural interna que permitiu avanços significativos.

Bento citou exemplos concretos dos impactos das mudanças climáticas no cotidiano da população, como a crise hídrica em Anápolis. “De 1998 para cá, a população mais que dobrou e a água diminuiu. É um desafio que a gente tem. Quando olhamos para fora da nossa janela, a gente consegue ver e sentir na pele os efeitos das mudanças climáticas”, declarou.

Bento enfatizou que os resultados só serão eficazes com esforço conjunto. “Nada que a Semad fizer sozinha vai ter resultados efetivos, às vezes a gente quer valorizar o conhecimento de um doutorado, de um pós-doutorado, mas não consegue entender o conhecimento da pessoa que tem a vivência. Como não vamos ouvir quem tem 70 anos de experiência nessa estrada?”, questionou.

Ao encerrar, o subsecretário reforçou que, embora não seja possível “parar o mundo”, é viável avançar em estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. “Esse é o nosso papel aqui”, concluiu.

 A deputada Rosângela Rezende também fez uso da palavra e destacou, a importância do debate ambiental e os avanços promovidos pela Semad e trouxe uma reflexão necessária sobre a responsabilidade coletiva diante da crise ambiental. “Foi muito impactante. Bateu na nossa cara, nas nossas vidas, e nos fez repensar a forma como estamos vivendo e pisando neste planeta”, afirmou.

Dialogo 

A deputada também mencionou sua participação nas Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs), destacando o protagonismo da Semad nos eventos internacionais. “A Semad brilhou ao demonstrar a força do nosso Estado e do Brasil, mostrando como políticas públicas bem estruturadas podem impactar positivamente a vida das pessoas”, declarou.

Durante o discurso, a legisladora reforçou que a agenda ambiental precisa ser tratada como estratégia de desenvolvimento. Ela enfatizou a necessidade de valorização econômica da preservação: “A árvore em pé precisa valer mais do que a árvore derrubada. Se a preservação não gerar valor, o Cerrado não ficará em pé”.

A parlamentar defendeu ainda o avanço em instrumentos como o Sistema Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD+) que é um política que organiza ações para reduzir o desmatamento e degradação florestal, conservar florestas e gerar benefícios a quem protege o meio ambiente e usa de enfretamento das mudanças climáticas. e o fortalecimento de mecanismos de pagamento por serviços ambientais (PSA).

Segundo Rosângela, o Estado já iniciou os pagamentos do programa, considerado um passo importante na consolidação de políticas públicas sustentáveis.Outro ponto destacado foi a integração entre Semad e Saneago na gestão dos recursos hídricos. “Estamos falando do nosso bem maior: a água, que é direito fundamental, é vida”, afirmou.

Ao encerrar, a deputada reconheceu o trabalho da equipe técnica da secretaria e reforçou o apoio do Legislativo às pautas ambientais. “Não desanimem. O tema é árduo, mas precisamos avançar. Esta é a casa do povo e está aberta às pautas da água, da terra e dos resíduos sólidos”, concluiu. 

Durante a manhã também foi realizada a apresentação do Relatório Anual de 2025, resultado das atividades desenvolvidas no âmbito do Fórum, Cerimônia de Entrega de Certificados de Posse aos novos membros e coordenadores, além da entrega do Certificado de Engajamento (premiação pela participação).

Posteriormente, foram realizadas a eleição de coordenadores, a apresentação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, com destaque para as metas vinculadas ao fórum, a apresentação da Estratégia Carbono Neutro, incluindo a formação de Grupo de Trabalho (GT) intersecretarial, e a apresentação do Plano de Trabalho 2026.

No período da tarde, o evento contará a realização da consulta pública do projeto de lei que institui o Sistema Estadual de REDD+.



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

Maridt opera sem revelar sócios, como ministro Dias Toffoli

Apenas os nomes dos irmãos do...

UniRio abre 49 vagas em concurso para professor do magistério superior

Estão abertas as inscrições para o...

Policial de folga reage a assalto e mata dois suspeitos na Avenida Brasil

Um policial militar de folga reagiu...
- Advertisement -spot_img