Festa da Congada de Santa Efigênia, em Niquelândia, tem reconhecimento oficial


Foi sancionada pelo Poder Executivo a Lei Estadual nº 24.059, de  janeiro de 2026 (originalmente projeto de lei nº 7594/23), de autoria do deputado Anderson Teodoro (Avante), que confere reconhecimento para a Festa da Congada de Santa Efigênia, em Niquelândia.

A festa é realizada, anualmente, nos dias 25 e 26 de julho, quando os congadeiros homenageiam Santa Efigênia, a protetora do município, a qual era negra, foi escravizada e atirada em uma fogueira. A tradição nasceu no quilombo Xambá, onde viveram negros que fugiam das senzalas da antiga Vila Boa (cidade de Goiás), Meia Ponte (Pirenópolis) e São Félix (Cavalcante).

As origens da cidade de Posse remontam a meados do século XIX ,quando imigrantes nordestinos, fugindo da seca, instalaram-se na região à procura de terras para cultivar. O povoado de Posse foi elevado a distrito do município de Flores de Goiás em 24 de novembro de 1855. Em 19 de julho de 1872, o distrito passou a município, com o nome de Senhora Santana de Posse. Em 1936, a cidade experimenta novo crescimento depois da abertura da rodovia ligando Posse a Januária, em Minas Gerais.

O folclore de Posse tem ligação estreita com a religião e as festas tradicionais, que mantêm viva a cultura e história do local, dentre elas destacando-se a Festa do Divino.



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

- Advertisement -spot_img