Empresas são habilitadas para ofertar mais 200 vagas de home care


Dando continuidade ao credenciamento que amplia o serviço de home care na rede pública de saúde do Distrito Federal, duas empresas foram habilitadas e já estão aptas a oferecer mais 200 vagas. O extrato foi publicado nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A expectativa é que as novas vagas estejam disponíveis para os usuários a partir do início de 2025.

O serviço de home care na rede pública de saúde do DF foi ampliado com a habilitação de duas novas empresas, que já estão aptas a oferecer mais 200 vagas | Foto: Mariana Raphael/Agência Saúde-DF

A próxima etapa será a distribuição das vagas entre as empresas, realizada em sessão pública. Após essa fase e a homologação do procedimento, as empresas serão convocadas para o credenciamento e assinatura do contrato. Todos os trâmites estão previstos para serem concluídos ainda neste ano.

De acordo com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, além de ser essencial para os pacientes, o serviço de home care contribui para a humanização da assistência. “Esse tipo de atendimento domiciliar desempenha um papel vital na oferta de cuidados integrais e centrados na pessoa, resultando em menor necessidade de internações e melhor qualidade de vida”, destacou. A gestora também ressaltou que, ao viabilizar o tratamento em casa, os leitos de UTI são liberados para outros pacientes.

Além de fornecer equipamentos, mobiliário e insumos, o serviço de home care inclui visitas semanais de médicos e enfermeiros, além da presença contínua de um técnico de enfermagem | Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF

UTI em casa

O Serviço de Atenção Domiciliar de Alta Complexidade (SAD-AC) – conhecido popularmente como home care – é voltado para pacientes adultos, pediátricos e neonatais totalmente dependentes, internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) e que necessitam de ventilação mecânica invasiva, mas que podem dar continuidade ao tratamento em casa.

Além do fornecimento de equipamentos, mobiliário e insumos, o serviço inclui visitas semanais de médicos e enfermeiros, além da presença contínua de um técnico de enfermagem. Nutricionistas visitam os pacientes quinzenalmente, enquanto fonoaudiólogos realizam visitas duas vezes por semana, e fisioterapeutas acompanham diariamente.

Para ser elegível ao serviço, o paciente deve apresentar dependência crônica de ventilação mecânica invasiva, ter traqueostomia e gastrostomia instaladas, além de estar adaptado ao uso do ventilador pulmonar portátil. É indispensável também possuir residência fixa e estar domiciliado no Distrito Federal.

*Com informações da Secretaria de Saúde (SES-DF)



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

Malu Valle faz homenagem ao seu 'grande amor', ator de 'A viagem' que morreu aos 56 anos

Flávio Antônio saiu definitivamente de cena em julho...

Filho de Tiee brilha no MMA amador e já projeta estreia no profissional

Pedro “Patuk” Oliveira, 21 anos de...

Semana do Empreendedorismo Feminino ensina gestão financeira, marketing e liderança

Semana do Empreendedorismo Feminino ensina gestão financeira,...
- Advertisement -spot_img