Todos nós somos um pouco autocentrados. Afinal, nada é mais natural do que pensar em si mesmo. O problema surge quando esse comportamento atinge um nível que os psicólogos consideram narcisista.
Eterna ‘A usurpadora’, Gaby Spanic chora por vítimas de terremoto na Venezuela: ‘Dia muito difícil’
Redutor de tempo pode ser aplicado ao cálculo da aposentadoria proporcional, valida STF
Proibir acesso às redes a menores de idade não surtiu efeito esperado na Austrália, aponta pesquisa
Em entrevista ao jornal HuffPost, terapeutas apresentaram os quatro principais sinais que indicam que uma pessoa é autocentrada e explicaram quando eles devem causar preocupação.
1. Você tem dificuldade em manter relacionamentos com outras pessoas
Para Yankah Addo, psicóloga da clínica The Black Girl Doctor, a reciprocidade e o interesse pelos outros são fundamentais para a construção de relacionamentos próximos e saudáveis.
No caso de alguém muito autocentrado, o egoísmo dificulta a manutenção desses vínculos. Esse é um sinal de que a pessoa pensa excessivamente em si mesma, afirma Addo.
2. Você tem dificuldade em demonstrar interesse pelas histórias e opiniões dos outros
“Acho que a maioria das pessoas passa uma quantidade significativa de tempo pensando em si mesmas, mas a questão mais importante é se elas também conseguem dar espaço aos pensamentos, sentimentos e necessidades alheios”, diz Addo.
O foco em si mesmo não é inerentemente ruim, aponta a psicóloga: “Na verdade, existem períodos e fases da vida em que um aumento da autoestima e da atenção voltada para si é normal e saudável”.
No entanto, a situação merece atenção quando esse comportamento se torna crônico, comprometendo a empatia, a responsabilidade e as relações recíprocas.
3. Você não consegue lidar com a ideia de não ser o centro das atenções
Uma pessoa muito autocentrada sempre tentará transformar uma situação ou uma história em algo relacionado a ela mesma.
Quem não tem um amigo assim? Alguém que interrompe uma história para falar de si ou de uma conquista, por menor que seja.
“Se você não fica desproporcionalmente chateado quando não é o centro das atenções nem sente necessidade constante de buscar validação, reafirmação ou admiração das pessoas ao seu redo, então você não é tão autocentrado quanto imagina”, diz Yankah Addo.
Na prática, uma pessoa muito autocentrada pensa tanto em si mesma que acaba minimizando as experiências dos outros.
4. Você não consegue se desculpar ou assumir a responsabilidade quando está errado
O quarto e último sinal de autocentramento exagerado é também um dos mais evidentes: ter muitos conflitos, mas não conseguir resolvê-los adequadamente.
“Se alguém está excessivamente focado em si mesmo, muitas vezes tem dificuldade em assumir a responsabilidade por seus atos ou em se desculpar de forma sincera, sem se justificar excessivamente, se defender, minimizar a experiência da outra pessoa ou recentrar a conversa em si”, afirma Danielle Costanzo, terapeuta licenciada em casamento e família e fundadora do Havn Therapy Collective, na Filadélfia.
Em vez de pedir desculpas de forma direta, a pessoa autocentrada começa a falar sobre si mesma, usando justificativas como: “Devo ser um péssimo amigo” ou “Acho que não sei fazer nada direito”.
Isso faz com que o foco do pedido de desculpas volte para ela, em vez de gerar uma responsabilização genuína. Segundo Addo, esse comportamento também está relacionado à falta de empatia.
Source link



