Chuva no Rio: veja como se manter seguro nos blocos de carnaval diante dos riscos causados pelos temporais

A chuva forte que atingiu o Rio no fim da tarde e na noite de anteontem deixou um rastro de alagamentos, interdições e cenas de desespero em diversas regiões da cidade. Não faltam registros em vídeo de casas tomadas pela água, ruas transformadas em rios e carros à deriva, além de passageiros presos por horas em ônibus e trens. Em 24 horas, segundo relatório do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) divulgado às 6h30 de ontem, a capital registrou 97,4 milímetros, o maior acumulado pluviométrico do estado. Nos últimos quatro dias, a situação no estado não foi diferente: o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil registraram 274 ocorrências relacionadas às chuvas, 162 delas na capital.
VÍDEO: Polícia prende suspeito de matar homem em situação de rua; vítima foi atacada enquanto dormia
Idosa morre em Manguinhos após ser resgatada em barco: ‘Não teve socorro. Só o de moradores e parentes’; vídeo
Diante desse cenário e da previsão de que — com uma pausa no carnaval — o tempo instável volte a dar as caras em fevereiro, vale prestar atenção às orientações de especialistas e autoridades. O GLOBO ouviu quem entende do assunto para organizar um guia prático sobre o que você deve fazer ao ser flagrado em cinco situações durante temporais: a pé, na rua; em um bloco de carnaval; dirigindo na cidade ou na estrada; no transporte público; e em casa, seja área de risco ou não. Em cada uma, detalhamos os principais riscos, de choques elétricos e quedas de árvores a deslizamentos. Segundo o meteorologista Guilherme Borges, da FieldPRO, o fenômeno conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém um corredor de umidade estacionado sobre o Sudeste, favorecendo dias seguidos de instabilidade e acumulados elevados.
Aglomeração: Identifique rotas de saída assim que chegar ao bloco. Evite permanecer em áreas com muita gente junta.
Eletricidade: Afaste-se de carros de som e estruturas energizadas e molhadas durante chuva intensa.
Atenção aos céus: Deixe o local se houver raios. O quanto antes, procure abrigo em ambiente fechado.
Piso escorregadio e quedas: Use calçados firmes e evite correr.
Pânico em caso de temporal: Mantenha a calma, evite empurrões e siga orientações das autoridades.
Consumo de álcool reduz percepção de perigo: Deve-se evitar consumo de bebida alcoólica especialmente em situações de chuva forte e alagamento. O álcool diminui reflexos, aumenta risco de queda, afogamento e contato eventual com fios energizados.
Hipotermia leve em pessoas molhadas por muitas horas: O problema pode demorar a ser detectado. Se estiver encharcado, busque abrigo seco o quanto antes. Trocar as roupas molhadas reduz risco de queda de temperatura corporal.



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

Carnavalescos de Colônia criam alegoria de Trump sem calça: ‘Kiss my ass’

O mandatário americano é retratado com...
- Advertisement -spot_img