Carnaval 2026: PCDF atua de forma integrada para proporcionar segurança durante a folia

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) atuará de forma integrada e estratégica para proporcionar uma festa segura e tranquila aos foliões durante o Carnaval 2026 na Cidade da Segurança Pública. A Instituição estará presente no estacionamento da Torre de TV, entre os dias 13 e 18 de fevereiro. Cerca de 60 blocos participarão da programação, e a expectativa é de que mais de 2 milhões de pessoas participem das festividades.

Para assegurar atendimento ágil à população, a PCDF disponibilizará uma Delegacia Móvel, destinada ao registro de ocorrências policiais e termos circunstanciados. No local, também funcionará uma Unidade Técnica de Atendimento Móvel (Utam), com capacidade para realização de perícias papiloscópicas, sob supervisão do Instituto de Identificação (II).

O Instituto de Criminalística (IC) atuará na produção de laudos preliminares relacionados a substâncias entorpecentes, e o plantão do Instituto Médico-Legal (IML) será reforçado durante todo o período do evento.

Equipes da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), bem como das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam I e II), realizarão ações de orientação e distribuição de material institucional na Rodoviária do Plano Piloto, com foco na prevenção de crimes contra a dignidade sexual e outras formas de violência.

Além disso, equipes tático-operacionais, de todos os departamentos da PCDF, estarão em campo e de sobreaviso durante todo o período festivo, para prestar apoio às unidades móveis da Cidade da Segurança Pública.

A PCDF também reforçará os plantões dos institutos do Departamento de Polícia Técnica (IML, II e IC) e das Centrais de Flagrante (Ceflags), nas seguintes unidades: 5ª DP (área central de Brasília), 1ª DP (Asa Sul), 3ª DP (Cruzeiro e Sudoeste), além das demais regiões administrativas, com atenção especial às áreas de eventos carnavalescos. A Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA I) e as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam I e II) também contarão com reforço de efetivo.

O planejamento estratégico-operacional da Polícia Civil do Distrito Federal para o Carnaval 2026 tem como objetivo coibir a prática de quaisquer modalidades criminosas nas áreas de eventos e imediações, especialmente roubos e furtos, inclusive de veículos e residências, tráfico e uso de substâncias entorpecentes, além de condutas que possam representar risco à segurança e à ordem pública, garantindo um carnaval pacífico à população.

 

Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

Maridt opera sem revelar sócios, como ministro Dias Toffoli

Apenas os nomes dos irmãos do...

UniRio abre 49 vagas em concurso para professor do magistério superior

Estão abertas as inscrições para o...

Policial de folga reage a assalto e mata dois suspeitos na Avenida Brasil

Um policial militar de folga reagiu...
- Advertisement -spot_img