No segundo semestre de 2025, a atuação do deputado estadual Anderson Teodoro (Avante) concentrou-se na defesa da inclusão social, da saúde pública e das tradições goianas. Por meio de um conjunto de matérias legislativas e ações diretas junto à comunidade, o parlamentar avançou em pautas que impactam desde o cotidiano do consumidor até o atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No campo da inclusão, um dos destaques foi a tramitação do processo nº 20104/24 que amplia o cuidado com pessoas autistas em locais de grande circulação. A medida altera a Lei nº 19.075 para tornar obrigatória a presença de funcionários treinados em empresas de grande fluxo para lidar com desregulações emocionais de pessoas com TEA. O texto recebeu reforço na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) por meio de um substitutivo que prevê a disponibilização de locais específicos para o acolhimento durante momentos de crise.
No mesmo sentido de proteção social, o deputado obteve o aval da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência para o processo nº 7719/23, que veda expressamente a cobrança de valores adicionais em matrículas de estudantes com qualquer deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades.
Defesa da mulher
A proteção à mulher e aos direitos trabalhistas também ganharam força com o avanço do projeto de lei nº 16848/24, que institui política de divulgação do gesto universal de pedido de socorro para mulheres em situação de perigo, criando uma rede de apoio em estabelecimentos como bares e restaurantes.
Em paralelo, a Comissão de Direitos Humanos deu parecer favorável ao projeto que prevê licença mensal de até três dias para servidoras públicas estaduais e à proposta que institui a política de primeiro emprego para profissionais de enfermagem.
A atuação legislativa de Anderson Teodoro alcançou ainda a defesa do consumidor e a conscientização ambiental. A proposta n° 17000/24, aprovada pela Comissão de Defesa do Consumidor, regulamenta a venda de alimentos fracionados e a granel, garantindo que o cidadão possa adquirir apenas a quantidade necessária e evitar desperdícios.
No âmbito da saúde coletiva e sustentabilidade, avançou o processo nº 5621/23, que cria a Semana Estadual da Conscientização do Descarte Correto do Lixo Gerado no Tratamento do Diabetes e outras doenças. Além disso, a Comissão de Assistência Social avalizou o processo nº no 2948/23, que institui a política Gentileza Gera Gentileza, focada na promoção de uma cultura de respeito mútuo em todas as esferas sociais.
Destaque também para a sanção, pelo Executivo, do processo n° 5347/25, de autoria de Teodoro, que reconhece o Encontro de Comitivas de Muladeiros, realizado em Goiânia, como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiás. A iniciativa originou a Lei 23.968, que também inclui a tradição muladeira no calendário oficial do Estado.
Saúde
Além do trabalho legislativo, o deputado continuou mantendo presença nas ruas, especialmente em Águas Lindas de Goiás. A iniciativa “Saúde Para Todos”, realizada em parceria com o IBTEC, ofreceu atendimento médico gratuito em diversas especialidades, como cardiologia e neuropediatria, para 1.936 pessoas.
Em outra ação, o parlamentar apoiou o Mutirão do Diabetes no bairro Santa Lúcia, em Goiânia, que proporcionou exames de fundo de olho para 500 pacientes. Durante a ação, Anderson Teodoro reforçou o compromisso com a saúde pública e o acesso ao diagnóstico precoce de doenças oculares.



