Ghost Pitùr tem chamado atenção nas redes sociais após publicar vídeos limpando e pintando paredes que haviam sido alvo de vandalismo em Brescia (Itália). O homem esconde sua identidade utilizando um moletom com capuz e não mostra seu rosto em nenhum dos vídeos publicados. Ele é pintor durante o dia e à noite anda pela cidade buscando paredes que podem ser alvo da sua restauração “samaritana”.
O “super-herói” anônimo se tornou um exemplo de abnegação e senso cívico, a partir das ações que devolveram às paredes a sua aparência original. Ele não busca visibilidade, mas deixa um rastro discreto após cada intervenção. Perto da parede limpa, ele pendura uma folha transparente com as seguintes palavras: “Questo è un atto d’amore urbano”, em português “Este é um ato de amor urbano”, assinado com seu pseudônimo. Assista abaixo:
Ghost Pitùr, o guardião fantasma das paredes de Bréscia
O despertar da ideia surgiu ao ver o mesmo muro sujo pelo qual passava todos os dias, riscado e negligenciado.
“Eu me perguntei: o que posso fazer? E a resposta estava bem ali na minha frente. Pintar é a minha profissão. Tenho as habilidades, os materiais, a experiência. Por que não usá-los para consertar o que está destruindo minha cidade?”, disse o homem ao portal “Revenews Arts”.
Assim surgiu o alter ego noturno de alguém que conhece todas as técnicas e tipos de tinta, mas decide usá-los sem custo algum, sem clientes.
Ghost Pitùr pensa como um urbanista. Antes de intervir, ele observa o contexto, analisando os materiais, as cores, as proporções e o estilo arquitetônico do edifício. Além de respeitar prédios municipais e espaços públicos nos quais não tem certeza se pode trabalhar. O “guardião fantasma” pensa como um urbanista. Antes de intervir, ele observa o contexto, analisando os materiais, as cores, as proporções e o estilo arquitetônico do edifício, além disso, não limpa artes sérias, pois reconhece a diferença entre grafite e vandalismo.
Ghost Pitùr durante ação antipichação em Brescia (Itália)
Reprodução
A escolha de não mostrar o rosto e de permanecer anônimo, não é sobre ser um artista misterioso, mas sim uma forma coerente de respeito ao trabalho que realiza. Assim, Ghost Pitùr direciona a atenção apenas ao seu gesto altruísta.
Source link
Anônimo e de graça: 'Guardião fantasma' faz fama restaurando muros e paredes pichados na Itália
