André do Premium apresenta projetos na área de saúde para idosos e arborização urbana


O deputado André do Premium (Avante) apresentou dois projetos de lei, de números 24886/24 e 24887/24, que dispõem sobre a arborização urbana dos municípios e a saúde mental de idosos no Estado de Goiás, respectivamente. Ambos os projetos estão tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás. O primeiro projeto está sendo relatado pelo deputado Cairo Salim  (PSD), e o segundo foi distribuído ao deputado Wilde Cambão (PSD).

O primeiro projeto pretende criar o Selo Município Mais Verde como reconhecimento às ações de arborização urbana dos municípios do Estado de Goiás, visando a promover a sustentabilidade, melhoria da qualidade de vida da população e a promoção de cidades mais sustentáveis.

De acordo com a proposta, está provado que a arborização urbana desempenha influência direta nas saúdes mental e física da população, contribui para a redução da poluição atmosférica, o controle da temperatura e a proteção da biodiversidade urbana. Sendo assim, ao incentivar os municípios a pleitear o selo, haverá o surgimento de um modelo de desenvolvimento urbano capaz de manter a sustentabilidade consciente do meio ambiente.

O segundo projeto, de nº 24887/24, quer instituir o Programa Estadual de Terapia Assistida por Animais, para promover as saúdes mental e física de idosos, por meio da interação terapêutica com animais domésticos.

É muito comum a solidão e o isolamento social entre os idosos, situações que podem causar depressão, ansiedade ou outras condições de saúde mental. Para evitar ou combater esses problemas, a proposta é incentivar a interação dos idosos com animais, que pode trazer conforto emocional, reduzir níveis de estresse e promover sentimentos de alegria. 

A convivência com animais estimula o idoso a praticar atividades físicas, mantém ativa a coordenação motora, promove a adoção responsável de animais domésticos e desperta um sentimento de amor e carinho mútuo entre o dono e o pet. 

Segundo o parlamentar, “estudos científicos comprovam os benefícios da terapia assistida por animais e pesquisas e mostram que a terapia pode reduzir a pressão arterial, diminuir os níveis de cortisol (hormônio do estresse), melhorar a função cognitiva e aumentar os níveis de serotonina e dopamina (neurotransmissores associados ao bem-estar)”, salienta.

A aprovação do Programa Estadual de Terapia Assistida por Animais para Idosos é de extrema relevância, especialmente para as pessoas que moram sozinhas. Trata-se de uma iniciativa inovadora que aborda múltiplos aspectos do bem-estar dos idosos. 



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

Câmara Legislativa debate aprimoramento do Cartão Uniforme Escolar

Câmara Legislativa debate aprimoramento do Cartão Uniforme...

Sessão solene homenageia terceirizados da CLDF

Sessão solene homenageia terceirizados da CLDF Cerimônia...
- Advertisement -spot_img