O deputado Amilton Filho (MDB) apresentou o projeto de lei nº 26748/24 para instituir a Política Estadual de Conscientização e Prevenção das Zoonoses no Estado de Goiás. A iniciativa foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que designará um de seus integrantes à relatoria.
As zoonoses são doenças infecciosas transmitidas por animais ou humanos por meio do contato de secreções como saliva, sangue, urina ou fezes de animais infectados, ou outros tipos de contatos físicos como arranhaduras e mordeduras. Dessa forma, podem disseminar infecções como a raiva humana, a leishmaniose viceral e tegumentar, a esporotricose animal, as hantaviroses, a doença de Chagas, a toxoplasmose e outras mais.
Existe uma multiplicidade de fatores que fazem o combate às zoonoses imperativo na saúde pública do Estado de Goiás, com resultados positivos tanto para a saúde integral da população, não só física, mas também da saúde mental, bem como nos impactos econômicos ocasionados pelos custos elevados dos serviços de saúde, redução da produção agrícola e pecuária. A prevenção é o caminho de controle dessas doenças para a manutenção de uma sociedade saudável e sustentável.
Para Amilton Filho, “esta proposição tem como objetivo fortalecer as políticas de prevenção das zoonoses, prevendo investimentos em campanhas educativas, ampliação da vigilância epidemiológica, controle populacional de animais domésticos, promoção da vacinação, melhoria no saneamento básico e ampliação do acesso a serviços de saúde veterinária”.