Por proposição do deputado Amauri Ribeiro (UB), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou goianos que se mobilizaram em solidariedade ao estado do Rio Grande do Sul durante as devastadoras enchentes que afetaram a região este ano. Na solenidade, realizada no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis, na noite dessa terça-feira, 3, 350 pessoas foram agraciadas com o Certificado do Mérito Legislativo.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o deputado Gugu Nader (Avante), o deputado federal gaúcho Ronaldo Nogueira (Republicanos), o comandante de Operações do Cerrado da Polícia Militar, coronel Leonardo Reis, e o comandante de Operações da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos.
As enchentes no Sul começaram em maio deste ano, quando chuvas intensas causaram transbordamentos de rios e alagamentos em várias regiões do estado. As fortes precipitações, que seguiram até o mês de junho, afetaram cidades inteiras, resultando em milhares de pessoas desabrigadas e em situação de emergência. A tragédia também provocou danos materiais incalculáveis, com casas, estradas e outras infraestruturas destruídas. Além das mortes, centenas de pessoas ficaram feridas e muitas outras precisaram de assistência.
Durante a cerimônia, Amauri Ribeiro expressou emoção ao relembrar os momentos de tragédia vividos pelos gaúchos. Ele destacou o imenso esforço coletivo que mobilizou centenas de goianos em uma corrente de solidariedade, que levou alimentos, roupas e outros itens essenciais aos desabrigados pelas enchentes.
“Em muitos momentos, eu me vi chorando e vi outras pessoas chorando também. As cenas foram muito difíceis, mas, ao mesmo tempo, eu vi uma grande união entre as pessoas, que se uniram para levar alívio ao povo do Rio Grande do Sul”, disse Ribeiro.
Povo pelo povo
O parlamentar ressaltou que nunca havia visto uma demonstração de solidariedade tão intensa e simples, evidenciando o papel de cada cidadão que, de forma espontânea, contribuiu para ajudar os gaúchos em momentos de extrema necessidade. Ele também destacou o trabalho dos voluntários, que atuaram incansavelmente para minimizar o sofrimento da população afetada. “O povo pelo povo”, definiu.
No evento também houve a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira ao deputado Gugu Nader (Avante). O parlamentar, emocionado, usou a tribuna para relembrar as difíceis experiências vividas no Rio Grande do Sul durante as enchentes. “Eu ainda me emociono ao lembrar das cenas que presenciei”, afirmou.
Ele destacou que a ajuda em solo gaúcho foi marcada pela mobilização do povo, sem o apoio imediato das autoridades locais. “Eu vi cenas de desespero e dor, mas também vi um povo se unindo em uma força que jamais imaginei ver. O ‘Panelão do Gugu’ foi uma das ações que conseguimos organizar, com a arrecadação de alimentos em Itumbiara, para levar apoio aos gaúchos.”
A ação solidária “Panelão do Gugu” consistiu em servir 150 mil refeições em duas etapas: uma de 15 a 26 de maio e outra entre 8 e 19 de junho, em um esforço para amenizar a fome e o sofrimento das famílias atingidas pelas enchentes. “Estive no Rio Grande do Sul em um momento de grande dor para as famílias gaúchas, e ver a união de todos, com a ajuda de pessoas simples, foi uma experiência que jamais vou esquecer”, completou Gugu Nader.
Ao final, Nader expressou sua gratidão e humildade ao receber a honraria, afirmando que esse é um momento difícil para todos. “Sinto-me muito honrado em receber essa homenagem. Acredito que é importante reconhecer as pessoas enquanto estão vivas, por seus esforços e pela solidariedade demonstrada ao próximo.”
Dor e sofrimento
O deputado federal gaúcho Ronaldo Nogueira usou a tribuna para expressar sua profunda gratidão aos voluntários de Goiás pelo empenho em ajudar os gaúchos durante a tragédia. “São muitas histórias de dor e sofrimento, como a de um pai que, com seu filho cadeirante, não conseguiu fugir das águas. Ele decidiu ficar com o filho, aguardando o pior, aguardando a morte”, relatou, ao compartilhar a dimensão humana da tragédia.
O parlamentar rio-grandense enfatizou o impacto positivo da solidariedade, dizendo: “O gesto de generosidade de vocês agrada a Deus. Não tenho palavras para descrever a grandeza desse ato. Agradeço profundamente ao deputado Amauri e ao deputado Gugu. Obrigado!”
Ao final dos discursos, houve uma apresentação artística do Centro de Tradições Gaúchas de Goiânia. Em seguida, o berranteiro Zé Capeta encantou o público tocando o berrante e recitando um verso que emocionou os presentes.