DFAção de acolhimento atende 61 pessoas em situação de rua, nessa semana

Ação de acolhimento atende 61 pessoas em situação de rua, nessa semana


Com o propósito de acolher e dar oportunidades para pessoas em situação de rua, o Governo do Distrito Federal (GDF), atendeu nesta semana 61 pessoas por meio da operação Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, conduzido pela Casa Civil. Durante a ação, de 4 a 9 de janeiro, foram visitados 33 diferentes pontos da Asa Sul, Asa Norte, Taguatinga e Cruzeiro.

Nos locais, ao todo, foram desconstituídas 21 estruturas em situação de precariedade. Durante a ação também foram levados entulhos, com a ajuda de 12 caminhões. Os materiais inservíveis encontrados foram encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Durante a ação, de 4 a 9 de janeiro, foram visitados 33 diferentes pontos da Asa Sul, Asa Norte, Taguatinga e Cruzeiro | Foto: Divulgação/Agência Brasília

Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços públicos que incluem saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual – além de um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Também são disponibilizadas vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.

“O plano de atuação do GDF, sob orientação do governador Ibaneis Rocha, existe para dar dignidade às pessoas que hoje vivem em situação de rua. Diariamente, nossas equipes atuam para apresentar e oferecer os serviços de acolhimento, de moradia, de qualificação profissional, de saúde, entre outros, que este GDF possui para essa população”, destacou o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha.

As ações de acolhimento seguem as diretrizes do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua do DF. Os trabalhos envolvem as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF), Segurança Pública (SSP-DF), Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além de Novacap, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Conselho Tutelar.

O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal, das ações de abordagem à população de rua no último ano. Os trabalhos de acolhimento começaram a ser implementados, após uma fase de testes, em maio de 2024. Os órgãos do governo já passaram por regiões de: asas Sul e Norte, Vila Planalto, Taguatinga Norte e Sul, Ceilândia, de Águas Claras e Arniqueira, Guará, Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste, Gama, Sobradinho, São Sebastião, Brazlândia e Samambaia.

10/01/2025 - Ação de acolhimento atende 61 pessoas em situação de rua, nessa semana



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

Paula Belmonte e Arquidiocese de Brasília unem forças em apoio às mulheres

Deputada distrital apresenta ao Cardeal Dom Paulo Cezar o...

Arrasta-pé do Pepa reúne milhares de pessoas em Planaltina e reforça tradição cultural e união comunitária

Evento realizado neste sábado (12) valorizou artistas, reuniu lideranças...

Cofen vai inaugurar nova sede com a grandeza da Enfermagem em Brasília

Cerimônia de inauguração do Edifício Enfermeira Anna Nery será...

PDT recebe dois reforços de peso: Roberto Requião e Requião Filho se filiam ao partido

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) ganha dois importantes reforços...

Quando o respeito fala mais alto que a ideologia

Em tempos de polarização extrema, a cena registrada nesta...

Senadora Leila do Vôlei encerra mandato como líder da Bancada Feminina com avanços e alta produção legislativa

A senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) encerrou, nesta terça-feira...

Senadora Leila do Vôlei encerra mandato como líder da Bancada Feminina com avanços e alta produção legislativa

A senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) encerrou, nesta terça-feira...

Cadastro Mais Protetor será lançado no DF para mapear quem cuida de cães e gatos

Programa criado a partir de solicitação do deputado Daniel...
- Advertisement -spot_img