O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou dois projetos de lei, números 32349/25 e 32351/25, para conceder o Título Honorífico de Cidadão Goiano ao Fagno Marques dos Anjos e a Cláudio Drewes José de Siqueira, respectivamente, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ambos a Goiás. Os dois projetos foram encaminhados à Seção de Procedimentos Legislativos Finais para publicação.
Natural de São Félix do Araguaia (MT), Marques construiu sua trajetória profissional na área da construção civil como servente e depois pedreiro, atuando em diferentes regiões do País e no exterior, uma história pautada pela perseverança e superação.
A experiência de trabalhar em diversos tipos de cidades favoreceu para que pudesse fixar residência em Goiânia e constituir família, sendo pai de dois filhos. Na Capital, tornou-se mestre de obras e, posteriormente, engenheiro civil, resultado de anos de dedicação e aprimoramento técnico.
Fagno Marques dos Anjos é fundador da Associação dos Mestres de Obras de Goiás (AMOG), entidade voltada à valorização e representação dos profissionais da construção civil, tendo exercido a presidência. Sua atuação evidencia relevante contribuição ao desenvolvimento social e profissional em Goiás, justificando seu reconhecimento.
Defesa à acessibilidade
O segundo homenageado, Cláudio Drewes José de Siqueira, é advogado formado pela Universidade de Brasília (UNB) e atual procurador da república em Goiás. Também desempenhou outras funções de grande relevância no Estado, como procurador regional eleitoral e procurador regional dos direitos do cidadão.
Tetraplégico desde 1988, Drewes transformou a própria experiência em instrumento de inclusão às pessoas com deficiência. Tornou-se referência nacional no tema, integrando e presidindo comissões, comitês e grupos de trabalho no âmbito do Ministério Público Federal (MPF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de participar ativamente de instâncias responsáveis pela formulação de políticas públicas voltadas à acessibilidade das pessoas deficientes.
Durante sua carreira, sua atuação foi pautada pela promoção da justiça social e pela proteção de grupos em situação de vulnerabilidade, com iniciativas voltadas à garantia de direitos fundamentais e ao fortalecimento das instituições públicas. O trabalho desenvolvido contribuiu de forma significativa para o aprimoramento dos mecanismos de controle, transparência e defesa da ordem jurídica no Estado.



