Depois de três noites de desfiles na Sambódromo da Marquês de Sapucaí, o carnaval do Rio de 2026 chega ao momento decisivo. A campeã do Grupo Especial será conhecida na tarde desta Quarta-feira de Cinzas, quando a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) realiza a leitura das notas.
Blocos de rua do carnaval carioca fazem 120 anos: cortejo nasceu influenciado por coligação política na eleição presidencial de 1906
Beleza pura: saiba quem são as rainhas de bateria do Grupo Especial do Carnaval do Rio 2026
Assim como no ano passado, o modelo com três noites foi mantido, com quatro escolas se apresentando por dia. A apuração ocorre na Cidade do Samba, na região portuária, a partir das 15h.
Ao fim da apuração, serão definidas a campeã de 2026, as seis escolas que voltam para o Desfile das Campeãs, no sábado, e a agremiação rebaixada para a Série Ouro no próximo ano.
Como funciona a apuração
Ao todo, 54 jurados compõem o corpo de avaliadores, mas apenas 36 notas entram no cálculo final. Antes da abertura dos envelopes, é realizado um sorteio que descarta dois dos seis julgadores em cada um dos nove quesitos. Em seguida, entre as quatro notas válidas restantes, a menor também é eliminada.
Estandarte de Ouro 2026: saiba como obter o seu ingresso
As escolas são avaliadas em nove fundamentos: Alegorias e Adereços, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Mestre-sala e Porta-bandeira e Samba-enredo. Todas começam com nota 10 e podem perder décimos, sempre com justificativa obrigatória por parte dos jurados.
Vence a escola que alcançar o maior somatório de pontos após a aplicação dos critérios previstos em regulamento. Em caso de empate, são adotados os procedimentos de desempate definidos previamente pela Liesa.
Além do título, a apuração define o futuro das agremiações na elite do carnaval carioca: as seis primeiras retornam à Sapucaí no sábado para o desfile das campeãs, enquanto a última colocada desce para a Série Ouro em 2027.
Source link



