PF faz buscas contra vazamento de dados de autoridades na Receita


 

Mandados cumpridos em SP, RJ e BA; quebra indevida de sigilo fiscal atingiu esposa de Moraes e filho de outro ministro do STF.

A Polícia Federal (PF) cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (17/02/2026) em investigação sobre vazamento de dados da Receita Federal envolvendo autoridades. As ações ocorreram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). As identidades dos alvos não foram divulgadas.

Investigações apontam que o sigilo fiscal de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, foi quebrado indevidamente. Além dela, o filho de outro ministro do STF teve declaração de Imposto de Renda acessada sem autorização. As apurações tramitam no Inquérito 4.781, conhecido como inquérito das fake news.

Ao receber o pedido, Moraes determinou que a Receita rastreasse consultas ou tentativas de acesso aos dados dos atuais 10 ministros da Corte, suas esposas, filhos, irmãos e ascendentes. O relatório com resultados deve ser apresentado após o Carnaval.

As quebras já identificadas terão duas frentes: administrativa e criminal. A PF investigará se os acessos foram encomendados para venda a terceiros. Moraes busca identificar origem de vazamentos à imprensa sobre informações que o relacionam ao Banco Master. Sua esposa foi contratada pelo banco de Daniel Vorcaro por R$ 129 milhões, valor que gerou questionamentos por ausência de causas assinadas pelo escritório e baixa notoriedade no meio jurídico.

Em paralelo às buscas, o STF determinou medidas cautelares aos investigados: proibição de se ausentar da comarca, recolhimento domiciliar noturno e fins de semana com tornozeleira eletrônica (instalação em 24 horas pela PF), afastamento imediato de função pública, proibição de ingresso no Serpro e na Receita, proibição de acesso a sistemas e bases informatizadas, proibição de saída do país e cancelamento/entrega de passaportes (inclusive estrangeiros) em 24 horas, com impedimento migratório e de obtenção de novo documento pelo MRE.

Quer ficar por dentro do que está acontecendo? Entre agora no grupo de WhatsApp para receber notícias na hora que são publicadas: https://chat.whatsapp.com/DacsMjMLlMEJIiuzc2CgWj Acompanhe também os Portais Associados no Instagram: https://www.instagram.com/bsb.times/ https://www.instagram.com/oxadrezdapolitica/ https://www.instagram.com/eixocapitaldf/ https://www.instagram.com/bsbem.dia/

#VazamentoDados #ReceitaFederal #AlexandreMoraes #DiasToffoli #BancoMaster #PoliciaFederal #InqueritoFakeNews #SigiloFiscal #OperacaoPF #STF #df #distritofederal #brasilia #metrópoles #bsbtimes #oxadrezdapolitica #brasiliaeumovo #portaisassociados #jornalistaheliorosa



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

Empresas têm até o dia 28 de fevereiro para enviar informe de rendimentos a funcionários

Trabalhadores com carteira assinada e autônomos...
- Advertisement -spot_img