Um jato particular Cessna Citation precisou fazer um pouso de emergência após colidir com vários veados durante a decolagem na Flórida (EUA). O incidente ocorreu na última terça-feira (10/2).
Segundo a Administração Federal de Aviação (FAA), a aeronave estava decolando do Aeroporto de Aviação Geral do condado de North Palm Beach por volta das 19h55 (horário local) quando colidoiu contra os animais na pista.
Após alçar voo, o piloto fez uma manobra de emergência e pousou no Aeroporto Internacional de Palm Beach. A FAA não informou o número de cervos envolvidos, mas disse que o incidente está sendo investigado.
Cessna Citation, como o envolvido em acidente com veados durante decolagem na Flórida
Reprodução/X
‘Extremamente raro’
A FAA mantém um banco de dados no qual registra cada colisão entre aeronaves e animais selvagens. Os dados mostram que, de 1990 a 2024, 656 espécies de aves, 57 espécies de mamíferos terrestres, 52 espécies de morcegos e 45 espécies de répteis foram identificadas como tendo sido atingidas por aeronaves. De acordo com a FAA, veados e coiotes são os mamíferos terrestres que sofreram as colisões mais graves.
“É um evento extremamente raro, como ser atingido por um raio ou mordido por um tubarão. Não é algo que acontece comumente. Você pode voar a vida inteira, a vida inteira (sem acontecer). Eu tenho 16 mil horas de voo, o que equivale a dois anos inteiros fora da superfície da Terra, e nunca atingi um animal com um avião. Pode acontecer? Claro. É provável que aconteça? Provavelmente não”, disse o piloto Michael Leighton à emissora WPBF 25 News.
Source link
Avião é forçado a fazer pouso de emergência após atingir 'vários veados' durante decolagem



