Valerii e Valentyna Klochkov, estavam casados havia 33 anos.
Quando os dois fugiam de casa, no vilarejo de Hrabovske (Ucrânia), na fronteira com a Rússia, em 27 de janeiro, Valentyna, que tinha 52 anos, foi ferida por um drone russo, contou reportagem do jornal “The Times”, citando fontes de Kiev.
Valerii, de 54 anos, colocou a esposa ferida num trenó na esperança de levá-la a um local seguro onde pudesse obter socorro. Porém um novo disparo de drone fez o corpo de Valentyna ficar em pedaços.
Ajoelhado em prantos sobre os restos mortais da esposa, Valerii acabou sendo alvo do terceiro ataque, morrendo ao lado da amada sobre a neve. Todo o incidente foi registrado por forças ucranianas que tentavam ajudar o casal em fuga.
Valerii e Valentyna Klochkov
Reprodução
Oksana Zyma, de 53 anos, irmã de Valentyna, disse que o casal estava junto desde a adolescência.
“Eles eram pessoas gentis e amáveis, que viviam uma vida simples juntos e se amavam muito. A ideia do corpo da minha irmã estendido na neve, sem ser encontrado, é insuportável”, desabafou a ucraniana.
Hrabovske foi uma das primeiras áreas a serem evacuadas quando a Rússia lançou a sua invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022. Porém os Klochkov estavam entre as dezenas de pessoas que decidiram permanecer no vilarejo. Eles passavam a maior parte do tempo escondidos num porão.
“Minha tia ou ficou doente ou simplesmente eles não conseguiam mais suportar estar lá por questões morais, e decidiram ir embora”, relatou um sobrinho.
Valerii e Valentyna chegaram a caminhar por 7 quilômetros na direção de um ponto seguro escolhido para o resgate pelas forças ucranianas, mas a marcha acabou interrompida pelo drone inimigo.
Source link



