Câmara dos Deputados aprova regime de urgência para PL que reestrutura carreira dos servidores

A Câmara dos Deputados apresentou e aprovou nesta terça-feira (dia 3) o Projeto de Lei (PL) nº 179/2026, que versa sobre a modernização da carreira legislativa da Casa e a reestruturação da remuneração com base em critérios de desempenho, entre outros temas. O PL foi apresentado pela Mesa Diretora um dia após o início da abertura das atividades legislativas deste ano.
O regime de urgência determina que projetos de urgência possam ser votados diretamente no Plenário, sem precisar passar pelas comissões da Câmara.
O projeto institui a Gratificação de Desempenho e Alinhamento Estratégico (GDAE) para os servidores dos cargos efetivos de Analista Legislativo e de Técnico Legislativo da Câmara, com percentual mínimo de 40% e máximo de 100% que incide sobre o maior vencimento básico do cargo. Os critérios para concessão da gratificação serão regulamentados pela própria Mesa Diretora.
A GDAE também passará a integrar aposentadorias e pensões, desde que respeitados algumas diretrizes, que levam em consideração o período a partir da entrada em vigor do projeto.
A norma também dispõe sobre a Gratificação de Atividade Legislativa, que também deverá incidir sobre o vencimento básico, e a base de cálculo para a aplicação do Adicional de Especialização, que passará a incidir sobre o vencimento básico do cargo efetivo ocupado pelo servidor.
Ainda em relação ao Adiciona de Especialização, o PL acrescenta novos cursos e certificações que poderão ser convertidos em percentuais de adicional na relação de 5% (cinco por cento) para cada ponto.
A proposta também prevê a concessão de até dez dias de licença compensatória no mês. De acordo com o projeto, será concedido um dia para cada três dias trabalhados e a Câmara poderá indenizar os dias de licença adquiridos, mas não utilizados. E reconhece ainda os cargos efetivos da Câmara como cargos típicos de Estado, de caráter nacional.
Justificativa
O presidente da Casa, Hugo Motta, e os secretários da Mesa Diretora argumentam que “Ao integrar critérios de desempenho, metas, qualificação, crescimento profissional e dedicação contínua, o projeto consolida um modelo de carreira moderno, meritocrático e orientado a resultados, em sintonia com o movimento de reestruturação verificado em outras carreiras do Poder Legislativo e de controle externo..”
Em relação aos gastos, argumentam que “em caso de aprovação do projeto, a despesa com pessoal da Câmara dos Deputados, nos termos calculados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, deverá ser da ordem de 0,3865% da RCL, substancialmente inferior [Receita Corrente Líquida] ao limite máximo de 1,21% estabelecido para o órgão pela LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal].”



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

Em ‘Êta mundo melhor!’, Candinho descobre greve de fome de Samir

No capítulo de “Êta mundo melhor!”...

Presa nos EUA, esposa do cantor sertanejo Henrique deu versões divergentes à polícia

A empresária Amanda Vasconcelos Tavares Reis,...

Flamengo e Vasco no Grupo X? Confira os cenários da última rodada do Carioca

O rubro-negro vive situação delicada, mas...
- Advertisement -spot_img