Quando deve ser a cirurgia de Bolsonaro


Defesa deve informar data pretendida para procedimento eletivo de hérnia inguinal bilateral

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para realizar uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral. O procedimento foi classificado como eletivo, sem caráter de urgência.

A decisão ocorreu na sexta-feira (19/12), após análise de laudo pericial da Polícia Federal (PF) que confirmou a necessidade da intervenção.

No último domingo (14/12), Bolsonaro realizou exames de ultrassonografia que identificaram duas hérnias inguinais. Os médicos do ex-presidente recomendaram o procedimento cirúrgico como tratamento definitivo.

No dia seguinte, a defesa pediu autorização a Moraes para a “realização urgente de procedimento cirúrgico”. O ministro determinou o envio dos exames e laudos para análise de peritos da PF, além de perícia em Bolsonaro, realizada na quarta-feira (17/12).

O laudo da PF concluiu que Bolsonaro apresenta hérnia inguinal bilateral, condição que atinge os dois lados da região da virilha. A hérnia ocorre quando uma parte do intestino ou tecido interno escapa por um ponto enfraquecido da musculatura abdominal, formando inchaço que pode causar dor e desconforto.

Exames de agosto de 2025 não indicavam a doença. Em novembro, identificaram hérnia em um lado. Em dezembro, exames confirmaram o quadro bilateral.

Os peritos associaram a piora ao aumento da pressão abdominal, relacionado a soluços persistentes e tosse crônica relatados por Bolsonaro. Registraram desconforto na virilha, dificuldades para dormir e problemas na alimentação. Não houve complicações graves até o momento.

Bolsonaro está preso desde 22 de novembro, cumprindo pena de 27 anos e 3 meses em regime fechado, por condenação no processo da trama golpista.

Na mesma decisão, Moraes negou conversão da pena para prisão domiciliar, pois a legislação prevê o benefício apenas para regime aberto.

#bolsonaro #jairbolsonaro #politica #brasil #direita #stf #alexandredemoraes #saude #hernia #cirurgia #df #distritofederal #brasilia #metrópoles #bsbtimes #oxadrezdapolitica #brasiliaeumovo #portaisassociados #jornalistaheliorosa



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

Polícia prende foragido em bloco de carnaval no Nordeste

PMs de Pernambuco em operação conjunta...

Hemorio faz campanha para manter estoques de sangue no carnaval

Para manter os estoques em nível...

Bloco Fogo e Paixão coloca personagens de novela para pular carnaval

Do setlist já faziam parte: "Aguenta...
- Advertisement -spot_img