Número dois da Previdência de Lula é preso em operação da PF contra fraudes no INSS


Secretário executivo do ministério foi afastado e cumprirá prisão domiciliar; ação apura descontos ilegais em benefícios

O secretário executivo do Ministério da Previdência Social, Adroaldo Portal, foi preso nesta quinta-feira (18) durante a nova fase da operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal. A investigação apura irregularidades no pagamento de descontos associativos a aposentados e pensionistas do INSS.

Segundo a PF, Adroaldo Portal foi afastado do cargo por decisão judicial e teve a prisão domiciliar decretada. Ele é considerado o número dois da pasta no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A operação cumpre 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As ações ocorrem em São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão e no Distrito Federal.

De acordo com a Polícia Federal, a fase atual da operação tem como objetivo esclarecer a prática dos seguintes crimes:

  • inserção de dados falsos em sistemas oficiais;

  • constituição de organização criminosa;

  • estelionato previdenciário;

  • ocultação e dilapidação patrimonial.

A CNN Brasil informou que tentou contato com Adroaldo Portal e com o Ministério da Previdência. Até a publicação, não houve posicionamento oficial. O espaço permanece aberto para manifestações.

A operação Sem Desconto foi deflagrada inicialmente em 23 de abril deste ano pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU). As investigações identificaram um esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões do INSS.

Na primeira fase, os investigadores estimaram que as fraudes poderiam alcançar cerca de R$ 6 bilhões. Desde então, ao menos 18 pessoas foram presas, entre políticos e empresários, em diferentes etapas da apuração.

Com a ação desta quinta-feira, a Polícia Federal chega à nona fase da operação, que segue em andamento para identificar todos os envolvidos e dimensionar o prejuízo causado aos beneficiários da Previdência Social.

#bsbtimes #oxadrezdapolitica #brasiliaeumovo #jornalistaheliorosa #politicadf #INSS #PoliciaFederal #OperacaoSemDesconto #FraudesNoINSS #PrevidenciaSocial #GovernoLula #STF #CGU #Aposentados #Pensionistas #Corrupcao #CrimeOrganizado #Brasil #Justica #Noticias



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

Polícia prende foragido em bloco de carnaval no Nordeste

PMs de Pernambuco em operação conjunta...

Hemorio faz campanha para manter estoques de sangue no carnaval

Para manter os estoques em nível...

Bloco Fogo e Paixão coloca personagens de novela para pular carnaval

Do setlist já faziam parte: "Aguenta...
- Advertisement -spot_img