Premium quer capacitação de agentes de segurança para abordar pessoas com autismo


O deputado André do Premium (Avante) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de lei n° 26266/24, que prevê a obrigatoriedade da capacitação de agentes de segurança pública e privada para lidar com pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A medida tem o objetivo de promover um atendimento mais humano e respeitoso, considerando as características específicas da deficiência.

A proposta estabelece que os cursos de formação e aperfeiçoamento de agentes de segurança incluirão módulos sobre como proceder em ocorrências envolvendo pessoas com TEA. Quanto aos profissionais que já estão em atividade, eles deverão receber cursos de capacitação e atualização.

Os procedimentos estabelecidos pela matéria incluem falar pausadamente e de forma clara, evitar gírias, formular frases curtas e repetir informações quando necessário. Também é recomendado utilizar estímulos visuais, estabelecer comunicação por gestos ou piscar de olhos e chamar a pessoa com TEA pelo nome.

A lei ainda determina que os agentes devem utilizar os pais ou responsáveis como “ligação” com a pessoa autista para facilitar a abordagem e atendimento. Além disso, devem acolher e compreender as aflições dos pais ou responsáveis durante a abordagem.

Essa medida, segundo o autor da matéria, é fundamental para construir uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, considerando o aumento de diagnósticos de autismo no mundo e no Brasil. A capacitação dos profissionais de segurança é essencial para garantir um atendimento de qualidade e respeitoso às pessoas com TEA.

O projeto está sendo encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde aguarda designação de relatoria.



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

Encontro Pedagógico 2026 marca início do ano letivo

Na manhã desta quarta-feira (4), foi realizado o...

‘Prefiro comer do que comprar roupa’

"Meu nome está sujíssimo, eu não...

festa da líder Maxiane aposta em detalhe inusitado na decoração

Os sets cenográficos também vão despertar...
- Advertisement -spot_img