Que tal embarcar no metrô na Gávea, na Zona Sul, atravessar o Maciço da Tijuca e chegar à estação Uruguai (Linha 1), na Tijuca, prosseguindo até Del Castilho (Linha 2), na Zona Norte? E, quem sabe, poder seguir no BRT Transbrasil, de Deodoro, na Zona Oeste, rumo a Santa Cruz, o bairro mais distante do Rio? Já para facilitar deslocamentos na Zona Sul, a proposta é ter um VLT circulando por Botafogo, Gávea e Leblon. Uma promessa de décadas é a ligação metroviária entre Estácio e Praça Quinze — ponto de partida da idealizada Linha 3, que passaria sob a Baía de Guanabara em direção a Niterói e São Gonçalo. Quanto aos trens, a ideia é contar com um sistema totalmente requalificado.



