Copa do Mundo: veja como será o expediente dos servidores em cidades fluminenses no dia do jogo do Brasil

Com a goleada por três a zero contra a Escócia, na noite de quarta-feira (dia 24), o Brasil avançou para a segunda rodada da Copa do Mundo, no mata-mata contra o Japão. O jogo decisivo será na segunda-feira (dia 29), às 14h, durante o expediente de muitos trabalhadores.
Para saber se o torcedor poderá concentrar todas as suas energias na vitória da seleção brasileira, a Coluna do Servidor consultou alguns municípios da Região Metropolitana do Rio para saber se as prefeituras deram ponto facultativo e, se sim, se foi parcial ou total.
Das dez prefeituras consultadas, todas deram ponto facultativo total, com exceção de São Gonçalo, que decretou ponto facultativo parcial, a partir das 12h, e Petrópolis, já que dia 29 é feriado na cidade.
Veja abaixo como ficou
Duque de Caxias
A Prefeitura de Duque de Caxias decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda por conta do jogo da seleção brasileira, conforme Decreto 9.150/2026. Dessa forma, está suspenso o expediente nos órgãos e nas entidades da administração pública municipal direta, autárquica e fundacional.
O decreto não se aplica aos serviços públicos essenciais nem às atividades que não possam sofrer interrupção. Nesses casos, caberá aos responsáveis por cada órgão ou entidade deverá organizar o funcionamento das unidades, garantindo a continuidade do atendimento à população.
Nova Iguaçu
A Prefeitura de Nova Iguaçu decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira. Com o decreto, somente os serviços essenciais vão funcionar normalmente. Assim, estão mantidas as atividades de limpeza urbana e mobilidade urbana, além do atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais.
Já as unidades básicas de saúde, como policlínicas e Clínicas da Família, funcionarão das 8h ao meio-dia. Consultas e exames agendados para esta data serão remarcados automaticamente. Os novos agendamentos serão informados aos pacientes pelo WhatsApp.
O Banco de Sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) terá funcionamento normal, com atendimento das 7h às 12h30.
O Decreto 14.211/2026 foi publicado no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (dia 26).
São Gonçalo
A Prefeitura de São Gonçalo decretou ponto facultativo parcial, a partir do meio-dia, nas repartições públicas municipais, na próxima segunda-feira. Os serviços essenciais das secretarias municipais de Conservação, Desenvolvimento Urbano, e de Saúde e Defesa Civil vão funcionar normalmente após o meio-dia. Todas as demais repartições públicas fecharão após as 12h.
O Decreto 303/2026 foi publicado na edição do Diário Oficial da prefeitura nesta sexta-feira (dia 26).
Os serviços de urgência e emergência da Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vão funcionar normalmente 24 horas. O Hospital Dr. Luiz Palmier (HLP) e o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha, realizarão as cirurgias agendadas, independente de horário. Os ambulatórios, exames e serviços nas duas unidades serão realizados até o meio-dia, exceto as tomografias eletivas do HLP, que ocorrerão normalmente.
Já o Restaurante do Povo de São Gonçalo, em Alcântara, abrirá normalmente a partir das 7h para o café da manhã. O almoço será servido a partir das 11h. O Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg) também vai abrir, das 8h às 17h, para os exames e as consultas agendadas.
Todos os Centros de Atenção Psicossocial estarão fechados após o meio-dia, com exceção do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Capsad) Dr. Daniel Gomes da Silva e do Caps Francisco dos Santos Siqueira (Rua Maria Rita 883, Maria Rita), que estarão abertos 24 horas.
Niterói
A Prefeitura de Niterói decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na segunda-feira. Apesar disso, a medida não altera o funcionamento de serviços essenciais: as unidades de urgência e emergência irão operar normalmente, assim como a coleta de lixo.
São João de Meriti
A Prefeitura de São João de Meriti decretou ponto facultativo para segunda-feira. Estão excluídos do ponto os órgãos e entidades da administração que não admitem paralisação. É o que informa o Decreto 7.650/2026, publicado na edição do Diário Oficial do município de quinta-feira (dia 25).
As unidades de emergência da cidade funcionarão normalmente, 24 horas. São elas: Hospital Municipal de São João de Meriti, UPA Infantil de Éden e Maternidade Municipal de São João de Meriti.
Nilópolis
A Prefeitura de Nilópolis decretou ponto facultativo na administração pública municipal na segunda-feira, conforme o Decreto 5.552/2026. Ficam excluídos do ponto os serviços públicos essenciais à população, como aqueles prestados pelas secretarias municipais de Saúde — a exemplo do Hospital Juscelino Kubitscheck e da UPA Cabuís —, de Transportes e de Defesa Civil, bem como os serviços vinculados à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável pelo recolhimento de lixo, e o Cemitério Municipal.
Mesquita
A Prefeitura de Mesquita também decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 29 de junho. O expediente será normal, porém, em repartições que não admitem paralisação em virtude de exigências técnicas ou por motivo de interesse público.
Ainda de acordo com o Decreto 3.909/2026, “os serviços essenciais de saúde permanecerão em funcionamento até às 12h00 da data abrangida por este ato, compreendendo a Secretaria Municipal de Saúde, as Clínicas da Família e demais unidades, equipamentos e serviços de saúde do Município”.
Belford Roxo
A Prefeitura de Belford Roxo decretará ponto facultativo segunda-feira por conta do jogo da seleção brasileira, conforme informou a assessoria de comunicação do município.
Petrópolis
Os servidores petropolitanos não receberam ponto facultativo, pois o feriado do Dia do Colono Alemão é celebrado no dia 29, mesmo dia do jogo.
Teresópolis
A Prefeitura de Teresópolis também decretou ponto facultativo nas repartições públicas no dia 29 de junho, conforme o Decreto 6.731/2026, publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira. Com isso, a prefeitura, os centros administrativos da cidade e de Bonsucesso, no interior, e demais órgãos municipais ficam fechados.
Também ficarão fechados escolas, creches, centros de educação infantil, hemonúcleo e unidades de saúde.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos manterá equipe de plantão até o meio-dia na segunda-feira para a manutenção das vias públicas nos bairros.
A coleta de lixo domiciliar seguirá normal nos bairros atendidos na segunda-feira, assim como os órgãos de Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, que terão escala de plantão 24 horas. O mesmo valerá para o atendimento médico de urgência na UPA, na Unidade de Saúde Dr. Eitel Abdallah, e no Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso, que funcionarão com plantão de 24 horas.



Source link

- Advertisement -spot_img

More From UrbanEdge

- Advertisement -spot_img